Idade Média: o que foi, características e acontecimentos
A Idade Média foi um longo período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi marcado pela Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e o fim, pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.
Foi também nesse período que surgiu e se consolidou o feudalismo, organização política, econômica e social baseada na posse da terra.
Os humanistas do século XV e XVI chamavam a Idade Média de Idade das Trevas. Eles afirmavam haver ocorrido na Europa, um retrocesso artístico, intelectual, filosófico e institucional, em relação à produção da Antiguidade Clássica.
Características da Idade Média
Os historiadores dividem o período medieval em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. Veja abaixo as principais características de cada período.
Alta Idade Média
A Alta Idade Média foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século X. Nesse período destacam-se:
Os Reinos Germânicos – os germânicos eram povos estabelecidos ao longo das fronteiras do Império Romano. Os romanos os chamavam de "bárbaros”, por serem estrangeiros e não falarem o latim. Os germanos formaram vários Reinos Germânicos dentro do território romano;
O Reino Cristão dos Francos – o reino dos francos constituiu o reino mais poderoso da Europa Ocidental;
A Igreja e o Sacro Império – A Igreja Medieval teve importante papel na sociedade. Foi nessa época que começou a organizar-se, com o objetivo de zelar pela homogeneidade dos princípios da religião cristã e promover a conversão dos pagãos.
O Sistema Feudal – o feudalismo começou a se formar no século V, na Europa Ocidental, com a crise do Império Romano.
O Império Bizantino – estabelecido em Constantinopla, o Império Bizantino sobreviveu a invasões bárbaras e perdurou por todo o período medieval.
Os Árabes e o Islamismo – no Oriente Médio, na península arábica, nasceu em 630 o Islão, como resultado das Guerras Santas empreendidas por Maomé. Lentamente, o Islamismo se expandiu por um extenso território, conquistando terras da Ásia, África e Europa.
Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média é o período que vai do século XI ao século XV. Destacam-se nessa época:
Durante a Baixa Idade Média, com a expansão dos turcos-otomanos no século XIV, tomando os Bálcãs e a Ásia Menor, o Império Bizantino acabou reduzido à cidade de Constantinopla.
A queda em 1453, foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa. A conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, marcou o fim do Império Romano no Ocidente.
Por que a Idade Média recebeu esse nome?
Os pensadores do período moderno, chamados humanistas, durante o período de transição entre as idades média e moderna, iniciaram um movimento de retomada aos valores e estudos greco-romanos, tendo como norte a valorização do ser humano - o antropocentrismo.
Assim, passaram a compreender o período anterior como um momento de trevas, um meio onde a racionalidade da Antiguidade Clássica se foi abandonada pelo ser humano, até se reencontrar durante a Idade Moderna.
O Estudos Medievais é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (LEME-USP) com o objetivo de produzir podcasts dedicados à Idade Média. A sua proposta é divulgar de forma online um conteúdo sobre História produzido por especialistas. O foco deste podcast se insere, assim, no campo da História Pública, com o intuito de contribuir para a divulgação de conhecimento.
O conteúdo do Estudos Medievais tem estreita ligação com o ambiente de pesquisa acadêmica. Os participantes convidados possuem experiência no estudo do período histórico sobre o qual discutem, e o roteiro de cada programa é construído em torno de uma bibliografia atualizada sobre o tema debatido. Dessa forma, são apresentadas em cada conversa as fontes utilizadas para o estudo daquilo que se discute e as linhas de pesquisa atuais. Cada episódio do podcast também fornece recomendações de leitura a seus ouvintes. Dessa maneira, a audiência terá ainda acesso à uma discussão introdutória atualizada a respeito de cada tema debatido nos episódios.
O podcast Estudos Medievais também desenvolve uma série de episódios especiais. Nestes, os ouvintes terão a possiblidade de escutar entrevistas, apresentações e bate-papos com estudiosos de História Medieval que atuam fora do Brasil.